Como fazer?

1) Material: madeira MDF (onde será montado o seu mosaico); cola para madeira ou cola branca; pastilhas de vidro ou de azulejo; rejunte para azulejos na cor branca; papel carbono; jornais velhos; uma esponja macia; lixa de madeira; cortador especial para pastilhas de vidro (um torquês próprio); óculos de proteção e luvas.


2) Primeiro, lixe toda a face da madeira em que você fará o seu mosaico. Escolha o desenho o qual você deseja fazer o seu mosaico. Com o papel carbono, transfira o desenho na peça de madeira MDF.

3) Corte as pastilhas de vidro e azulejo que você ira utilizar para a composição do seu mosaico. Você também poderá utilizar as pastilhas inteiras, mas, dependendo do desenho, quanto menores os pedaços de pastilhas, mais bonito ficará o seu mosaico. Não se esqueçade utilizar os itens de proteção como o óculos e as luvas. Uma outra maneira de obter os pedacinhos para a montagem do mosaico é pegar peças de cerâmica de qualquer tamanho, colocá-las uma por uma entre dois panos e, com a ajuda de um martelo, ir quebrando-as. Tome cuidado para que a peça não se esfarele, mas que apenas seja quebrada em diversos pedaços. Você também pode utilizar diferentes tipos de materiais para o seu mosaico ter várias texturas.

4) Passe a cola de madeira (se preferir, você também poderá utilizar cola branca) no verso da pastilha. Passa cola também no espaço em que você irá colá-la. Mas lembre-se: passe a cola aos poucos, pois ela é de secagem rápida.


5) Ao colar, vá acompanhando o contorno do desenho por primeiro. Só depois preencha as partes restantes do seu motivo, pois dessa maneira o seu mosaico ficará mais bonito uma vez que, se o contorno não estiver bem feito, o desenho ficará indefinido. Obs.: não deixe a sua peça secando ao sol!


6) Aguarde a secagem por 24 horas até que você possa colocar o rejunte.


7) Depois que a cola secar, prepare o rejunte conforme as orientações do fabricante. A massa deve estar úmida porém sem excesso de água. Para saber o ponto ideal, pegue um pouco do rejunte com uma colher: se a massa não escorrer, está pronta.


8 ) Aplique o rejunte sobre toda a peça. Depois, com a ajuda de uma espátula plástica ou de uma esponja úmida, vá retirando o excesso de rejunte.


9) Após retirar o excesso, é preciso que você limpe a sua peça em, no máximo, 15 minutos. Para isso, utilize um pedaço de jornal velho ou um pano e vá esfregando por sobre a peça, limpando e dando brilho ao seu mosaico ao mesmo tempo.


10) Deixe secar naturalmente. Obs.: não deixe a sua peça secando ao sol! Agora o seu mosaico esta pronto!




Nenhum comentário:

Postar um comentário